Notícias

Benefícios do uso do aparelho auditivo

Muitos são os benefícios do uso do aparelho auditivo. De acordo com estudos realizados na Europa, pessoas que passaram a utilizar aparelhos auditivos tiveram redução do declínio cognitivo, experimentaram um aumento na qualidade de vida e descobriram a importância de seus aparelhos no ambiente de trabalho.

A perda auditiva auto-referida está associada ao acelerado declínio cognitivo em pessoas idosas. Estudos mostram que o uso de aparelho auditivo quase elimina esse problema.

Sobre os impactos positivos do uso de aparelho auditivo, os usuários apontam para o aprimoramento na eficiência de comunicação, participação em grupos de atividades, relacionamento em casa e sensação de segurança. De 80 a 93 % dos que usam aparelho auditivo afirmam que seus instrumentos auditivos melhoram a qualidade de vida, tanto regularmente como ocasionalmente. Isso foi revelado por estudos feitos na Alemanha, no Reino Unido, na França e Suíça.

Por entenderem que os benefícios do uso do aparelho auditivo são muitos, já se verifica um aumento no número de pessoas com perda auditiva que utilizam o equipamento. Na Alemanha, o número de pessoas que afirmou ter perda auditiva e que usa aparelho auditivo tem crescido de 31.8% em 2009 para 34.9% em 2015. No Reino Unido, a cifra cresceu de 38.6% em 2009 para 42.2% em 2015. Na Suiça, o número cresceu de 38.8% em 2012 para 41.4% em 2015. Na França, 34.1% dos que declararam ter perda auditiva, usam aparelho auditivo, o que representa um aumento de 29.8% em 2009.

Fonte: Hear-it

 
VOLTAR
CEDAALF - Centro de Atendimento em Audiologia Lilian Ferro © 2016